terça-feira, 31 de agosto de 2010

Robôs

Restaurante japonês com robôs garçons

No restaurante tailandês Hajime, robôs são responsáveis por atender os clientes



A tailandesa Lapassarada Thanaphant abriu um restaurante japonês em Bangkok, cujos atendentes são robôs vestidos com armaduras de samurai.
Estes não são os únicos robôs japoneses que estão substituindo seres humanos em restaurantes. Na casa Fua-men, em Nagoya, dois robôs são responsáveis por preparar os pratos de lámen (tipo de macarrão japonês).

Lapassarada Thanaphant, proprietária do restaurante, posa com seu robô
Fonte:www.madeinjapan.uol.com.br


Japão constrói robô-modelo

A modelo mais baixa na foto abaixo é um robô. A ginóide (feminino para andróide) HRP-4C, construída pelo Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia do Japão (AIST), foi criada para a tarefa de desfilar como uma modelo.


O robô, ou melhor, ‘a robô’ HRP-4C foi criada para ser uma réplica de uma mulher japonesa comum: pele clara, cabelo liso e rosto fino.
A HRP-4C possui trinta motores espalhados pela sua estrutura, o que lhe permite caminhar com relativa desenvoltura. Outros oito motores são encarregados de modificar suas expressões faciais.
E mesmo com baixa estatura para os padrões da indústria da beleza (apenas 1,58 cm e 43 quilos), a HRP-4C deve ser apresentada ao mundo em um desfile de moda, no Tokyo Fashion Show.
Seus “pais” torcem pela boa apresentação da filha, inclusive em entrevistas, pois pretendem comercializar exemplares da robô HPC-4C por 20 milhões de ienes cada (cerca de R$ 460 mil).



Postado por: Fernanda de Azevedo








Nenhum comentário:

Postar um comentário